Hoje é Vasant Panchami – aniversário da deusa Saraswati.

Acredita-se que neste dia a Deusa Saraswati nasceu. Nós, Hindus, celebramos Vasant Panchami com grande vivacidade em templos, nas nossas casas e até mesmo nas escolas e universidades. A cor favorita de Saraswati é branca que tem um significado especial neste dia. Estátuas da deusa são vestidas com roupas brancas e são cultuadas pelos devotos enfeitando-as com vestidos brancos e dourados. Oferecemos doces à Saraswati, “prasad” que são distribuídos para todas as pessoas presentes na cerimônia, ou Aarti. Há também um costume, conhecido como “Pitri-Tarpan” em muitas partes da Índia durante Vasant Panchami, que é a cerimônia de adoração, respeito pelos nossos ancestrais que nos ensinaram o conhecimento Védico.


Celebrando a Primavera:


Durante Vasant Panchami, a chegada da primavera é sentida no ar que indica a mudança da estação. Novas folhas e flores brotam nas árvores, com a promessa de uma nova vida e esperança. Vasant Panchami também anuncia a chegada de outro grande evento da primavera no calendário hindu – Holi, o festival de cores; é por isso que as pessoas se vestem de amarelo também.
Quando o Holi estiver mais perto, postarei um artigo explicando sobre este festival, que é um dos mais importantes na Índia depois do Diwali.

Namastê,
~ Shakti

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *